A casa do monte mantém-se seca… enquanto esperamos que comecem as obras de renovação 🔨

Olá a todos e a todas,

Temos algumas notícias do terreno. Durante o inverno tomámos a decisão de proteger certas áreas da antiga casa do monte que estão expostas à chuva. Tivemos a oportunidade de estudar com maior pormenor o estado da ruína e, embora as paredes estejam em bastante bom estado e muito “sãs”, percebemos que seria uma boa ideia proteger as que, por terem o telhado danificado, estavam expostas à chuva e às intempéries. Assim, podemos esperar mais descansadamente pelo início das obras, sabendo que não vai entrar água para o interior das paredes construídas em taipa (terra).

Assim, em dezembro, adotámos uma solução temporária, muito simples e barata. Com a ajuda do Artur, que vive nas proximidades e tem muito jeito para este tipo de trabalhos (já tinha construído as 2 casas de banho secas), foram colocadas coberturas de plástico em cima das paredes mais expostas para evitar que a água entre e corroa as paredes.

Com a ajuda da Marie-Laure, uma valiosa arquiteta e membro da comunidade de voluntários, o Artur identificou rapidamente as áreas prioritárias a proteger. O Artur instalou coberturas de plástico, com diferentes sistemas de fixação, para que pudéssemos esperar calmamente pelo início dos trabalhos. Como este inverno tem sido muito chuvoso em Portugal (uma bênção para as novas plantações 🌱 ), reforça a nossa opinião de que esta foi, de facto, uma boa decisão.

E aqui temos o resultado deste trabalho! 🙂

Em breve partilharemos mais novidades sobre alguns dos maiores desenvolvimentos do projeto e do terreno! 😉

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *