A compra do terreno! Uma grande aventura bem sucedida, graças ao grande apoio da comunidadee 💛🎉

Após a descoberta do terreno em 2019, e de, juntamente com a comunidade, ser tomada a decisão de avançar com a sua compra, chegou o momento de colocar mãos à obra para tornar este belo projeto realidade 😊.

Decidimos que seriamos nós próprios a financiar a compra do terreno, para podermos ter mais margem de manobra no futuro e mantermos a possibilidade de contrair um empréstimo para a fase de construção. Foi um grande desafio, porque o montante envolvido era substancial e todos tivemos de fazer um grande esforço para apoiar o projeto. Organizámos um crowdfunding junto do círculo de pessoas mais envolvidas, constituído por cerca de 50 membros.

De seguida, o desafio foi encontrar uma sociedade de advogados em Portugal capaz de nos apoiar em todo o processo. Escolhemos a VdA – Vieira de Almeida, Sociedade de Advogados, que tem experiência com projetos de associações e projetos como o nosso, que têm também uma vertente empresarial com o desenvolvimento de diversas atividades. Gostaríamos de os homenagear, porque têm feito um excelente trabalho, sempre com grande dedicação e competência, e estamos muito satisfeitos por trabalhar com eles. Foi assim que encontrámos a forma jurídica que nos permitiria levar a cabo este projeto, que inclui uma associação e uma empresa social. Todo este trabalho foi essencial, tanto para nos permitir receber os donativos, como para construir as bases legais para desenvolver todo o projeto da forma que idealizámos. Este é um ponto muito importante que requer muito trabalho preliminar. Muitos projetos deste género têm dificuldade em definir, desde o início, qual a forma jurídica que mais se adequa às suas necessidades, o que muitas vezes cria grandes dificuldades quando o projeto avança. Por isso, quisemos realmente criar bases sólidas que garantissem um quadro estável para o seu desenvolvimento. Este esforço, que foi feito antes da compra, facilitou muito todas as etapas posteriores, nomeadamente com o município.

O crowdfunding em si levou quase 2 anos para ser concluído e, graças à generosidade de todos, conseguimos financiar toda a compra 💛🏡. É extraordinário ter sido possível, com este pequeno grupo, angariar fundos suficientes para esta compra, e agradecemos a todos pela sua generosa contribuição, que tornou tudo possível 🙏❤.

Foi um caminho acidentado e, por vezes, tivemos de ter muita paciência. As negociações com o proprietário foram muito complicadas. Inicialmente pediu um valor demasiado elevado em relação ao mercado e, em geral, era extremamente difícil de o contactar. Mas, apesar disso, com muita paciência e confiança no sucesso do projeto, conseguimos chegar a um acordo.

Este acordo tinha dois pontos essenciais. Em primeiro lugar, o sinal teria de ser reembolsado e a compra anulada se a câmara não aprovasse previamente o projeto no seu todo e, em segundo lugar, o pagamento deveria ser dividido em duas prestações, ao longo de dois anos, para nos dar tempo para angariar os fundos necessários.

O sinal foi pago em 9 de junho de 2021.

Em seguida, começámos a trabalhar num PIP – Pedido de Informação Prévia, que consiste num projeto preliminar oficial, para entregar na Câmara Municipal de Ourique, município onde se localiza a propriedade. Este pedido continha as grandes linhas do projeto, na sua versão global. Reunimos previamente com o arquiteto da Câmara Municipal, num encontro muito construtivo, que nos permitiu validar verbalmente os diferentes pontos e as melhores opções jurídicas para o projeto (todo o trabalho prévio realizado com os advogados da VdA foi precioso). O departamento de urbanismo mostrou-se muito positivo, apreciando especialmente o facto de estarmos a trabalhar em colaboração com eles desde o início do processo.

No início de 2022, chegou a boa notícia: o Pedido de Informação Prévia foi aprovado em todos os seus pontos, abrindo a porta ao resto do processo de compra. Assim, continuámos com o pedido de donativos para estarmos prontos para o primeiro pagamento, em abril de 2022.

Um ano depois, a 6 de abril de 2023, foi efetuado o segundo pagamento e a escritura de compra foi assinada em Lisboa. Depois deste longo percurso, foi uma grande alegria para todos! 🎉🎉🎉✨

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *