A Equipa

Os fundadores:

Quentin: É a origem do projeto. Ele acompanha, com benevolência, as pessoas num caminho de auto-conhecimento e de abertura a si mesmo e aos outros.

Meriam: Partilhando valores do coração e da consciência, ajuda os seres a ouvirem-se a si próprios e a alinharem-se com o seu caminho através da sua sensibilidade e criatividade femininas.

Cyrille: Presente desde o início do projeto, contribui com os seus múltiplos talentos, tanto artísticos como técnicos. É uma peça preciosa para o desenvolvimento do projeto.

Pureza: Identificou-se desde logo com este maravilhoso projeto e, com grande entusiasmo, juntou-se à Associação em setembro de 2022. Desde então, trabalha a tempo inteiro como gestora de projeto. Ela é uma grande ajuda, nomeadamente na criação e na manutenção das muitas das ligações que se têm formado, na concretização de muitas ideias do projeto e na necessária procura de apoios financeiros.

A comunidade:

Uma comunidade em crescimento, entusiasmada com este projeto e a ajudar de várias formas na sua implementação e desenvolvimento. Um grande obrigado a todos os que já participaram nesta maravilhosa aventura e aos que se vão juntar a nós 🙏

Os nossos parceiros:

André Vizinho: Especialista na conservação e regeneração da natureza, com uma vasta experiência nos domínios agroflorestais, de permacultura, da gestão e equilíbrio da biodiversidade, da gestão da água e da criação de um ecossistema completo. O André estudou profundamente os ecossistemas da região do Alentejo, e os desafios que enfrentam face às alterações climáticas.

Foi o investigador responsável pelo projeto LIFE Montado-Adapt, e colabora com vários programas e organismos, entre os quais o projeto Pastagens Regenerativas, no qual participámos parcialmente, e que tem como objetivo estudar, implementar e monitorizar formas mais sustentáveis de gerir e de melhorar uma paisagem muito sofrida por vários erros humanos feitos no passado.

Miguel Ferreira Mendes: Arquiteto de coração e com uma vasta experiência em construção ecológica e construção em terra (a nossa principal escolha de materiais de construção). Tem projetos por todo o mundo, onde quer que o coração o leve. Trabalha em conjunto com outros arquitetos, engenheiros e artistas da comunidade que já estão envolvidos nos vários planos para o projeto iniciado pelo Quentin.

Ele é um dos fundadores da Associação Centro da Terra e é membro da Associação CRAterre.

Zachary Weiss (Elemental Ecosystem): Zach teve como seu mentor Sepp Holzer e ainda mantém uma relação próxima com ele. Sepp é o homem por detrás de uma das maiores quintas ecológicas de permacultura da Europa, situada na Áustria, onde, a mais de 1.000 metros de altitude, consegue cultivar plantas consideradas extremamente difíceis para aquele clima, entre elas, cerejeiras. A sua filosofia baseia-se, sobretudo, na criação de lagos integrados na paisagem, o que permite criar microclimas e ecossistemas saudáveis, que contribuem para aparecimento e a acumulação de água na paisagem. O Zach veio ajudar-nos com os primeiros estudos do solo, mesmo antes de comprarmos o terreno, para verificar as hipóteses de criação de potenciais lagos, e para nos ajudar com soluções para a gestão da água. Continuamos a mantê-lo, a ele e à sua equipa, a par do progresso do nosso projeto.

VdA – Vieira de Almeida: Uma equipa dinâmica de advogados, incluindo um especialista em direitos humanos que ajuda a associação e o projeto a assentar em bases jurídicas sólidas. Isto permite-nos avançar em colaboração com as autoridades, e ajuda-nos a encontrar soluções para encorajar projetos semelhantes, que contribuem para apoiar a ecologia em geral, tendo em conta o elemento humano como elemento central.

Outras parcerias: Temos acordos com explorações vizinhas, que contribuem para o desenvolvimento do nosso projeto através de trocas benéficas para ambas as partes, como o empréstimo de máquinas, a disponibilização de ovelhas para gerir alguma vegetação do terreno e trocas de vários outros serviços.

Projetos inspiradores:

Visitámos alguns projetos, com os quais nos mantemos em contacto, que exploram diferentes áreas que queremos implementar neste terreno:

Herdade do Freixo do Meio : https://freixodomeio.pt/

Terra Sintrópica : https://terrasintropica.com/

Biovilla : https://biovilla.org/