Desde o início do projeto, a questão da água foi considerada fundamental para o seu sucesso. Com a presença potencial, a longo prazo, de umas centenas de pessoas de forma temporária, e 100 a 200 pessoas de forma permanente, é evidente que haverá um consumo de água significativo e isto requer uma abordagem sustentável cuidadosamente ponderada.
Desde a primeira visão do projeto em 2017, estudámos este assunto em detalhe e encontrámos algumas soluções interessantes e pioneiras que poderiam ajudar a melhorar o ciclo da água no terreno.
O trabalho de Sepp Holzer, que é uma das várias iniciativas que podem ser potencialmente adaptadas ao nosso caso, levou-nos a contactar Zachary Weiss, fundador da Elemental Ecosystems, que se mostrou mais disponível do que o seu mentor Sepp Holzer.
Em junho de 2019, com a autorização do proprietário, decidimos organizar uma semana de trabalho com o Zach para estudar os solos do terreno, e perceber se a abordagem de criação de lagos que se integram naturalmente na paisagem, poderia ajudar a tornar o projeto possível do ponto de vista da gestão da água. Também aproveitámos para beneficiar da sua visão sobre permacultura. Esta semana no terreno foi extremamente rica, confirmando as nossas próprias pesquisas e previsões. Os estudos confirmaram que existe água suficiente no terreno para que o projeto possa ser autossuficiente, de uma forma responsável e realista, e que é possível a criação de vários lagos, impermeabilizados de forma natural, pois o solo é bastante argiloso e o terreno irregular.
Com a ajuda de Zach e de uma pessoa local, estudámos a composição do solo em 37 locais do terreno, para obter um registo suficientemente completo das camadas que compõem o solo:












É muito positivo termos pelo menos uma solução viável para a gestão da água. Mesmo que esta não seja a única possível, e havendo sempre a possibilidade de combinarmos várias soluções, só o facto de termos validado a viabilidade de uma das possíveis abordagens significou que podíamos avançar com confiança para a compra do terreno, sabendo que existem soluções que podíamos pôr em prática.
Visão artística de um lago integrado na paisagem:

Voltaremos em breve com um artigo sobre o processo de compra do terreno!