Olá a todos e a todas,
É com entusiasmo que queremos partilhar os momentos mais marcantes do mês de maio. Foi um mês rico em aprendizagens e partilhas, concretizado pelas nossas primeiras colheitas de plantas medicinais e aromáticas.
Apenas uma semana e 8 intervenientes principais, e que dinamismo!!!
Esta aventura foi iniciada por Claire, apaixonada desde sempre por plantas medicinais e recém-formada em práticas de colheita, transformação, destilação e comercialização de plantas. Claire ofereceu-nos a oportunidade de experimentar as nossas primeiras colheitas de plantas medicinais e maravilhosamente perfumadas.





Em grande número no terreno, esta primeira experiência, uma experiência-teste este ano, desenvolveu-se em torno das estevas, mas também da lavanda-borboleta e do eucalipto. O mais difícil foi encontrar o alambique adequado para os cistos: Para informação, é necessário utilizar um alambique muito grande durante vários dias, pois para obter um pouco de essência de cistos, é necessário destilar grandes quantidades desta planta. (ver números no final do artigo! )
Tivemos a grande sorte de poder beneficiar do magnífico alambique de cobre da Theodora, generosamente emprestado para a lavanda e o eucalipto.

Théodora, que Claire conheceu durante a sua formação, revelou-se uma verdadeira irmã de coração e, talvez de forma mais discreta, mas certamente também, para muitos de nós… Theodora já trabalha há alguns anos nas suas próprias produções no norte de Portugal, sob o nome Flores Quintessencia.
Graças a este verdadeiro reencontro, Claire e Theodora planeiam naturalmente colaborar no futuro em torno das futuras colheitas de plantas que terão lugar no terreno, nomeadamente.
Ao colher os ramos de eucalipto do ano, bem como as folhas, a equipa de colhedores conseguiu recolher 25 kg de plantas, produzir 5 litros de hidrolato, 250 ml de óleo essencial… um perfume extraordinário emanava, embora não quantificável, deixando uma marca olfativa incrível!
😃












Quanto à colheita de 25 kg de lavanda borboleta realizada em dois locais diferentes do terreno, ela rendeu mais de 5 litros de hidrolato e cerca de 200 ml de óleo essencial… no coração de uma deliciosa energia perfumada de grande suavidade!










Enquanto aguardava o acesso ao grande alambique localizado em Mertola, uma pequena cidade encantadora a uma hora de carro a leste de Terra Livha, a equipa de colhedores orientou-se desta vez para a maceração solar oleosa de botões de flores de camomila nobre. Presente em grande quantidade no terreno, esta maceração revela-se muito agradável em massagens, graças às suas propriedades calmantes.




Paralelamente, a equipa iniciou testes com incenso… misturando resina de acácia, eucalipto em pó, folhas secas de esteva…
Com sucesso… o incenso sólido ou em pó sobre carvão queimou bem, libertando o seu perfume essencial!


Também foram realizados testes com tisanas à base de folhas secas de cisto.
Reconhecido pelas suas propriedades antioxidantes, anticancerígenas, digestivas…, o teste foi conclusivo. O sabor é suave, com uma bonita cor verde clara.
Aproveitámos também para fazer um pouco de manutenção nas parcelas de plantação de 2023, bem como a preparação do espaço de campismo e a limpeza do edifício, tendo em vista os próximos trabalhos de renovação do telhado, previstos para o mês de agosto.






Por fim, terminámos com dois dias de colheita de esteva.
A partir das 7h da manhã, colhemos com uma foice 250 kg de plantas (de acordo com os usos tradicionais). Estas plantas foram depois levadas para destilação na destilaria de Vitor Menas, destilador certificado biológico, que possui um grande alambique profissional em aço inoxidável. Vitor ajudou-nos e apoiou-nos muito no processo.













Ficámos muito felizes por conseguir 65 litros de hidrolato de excelente qualidade e 90 ml de óleo essencial, uma vez que esta planta tem um rendimento muito baixo em óleo essencial (por isso tivemos de colher muito para obter estas quantidades).
Todos os produtos resultantes destas colheitas foram elaborados no âmbito de uma fase de teste este ano, com vista a desenvolver uma gama de produtos de cuidados certificados como biológicos, que aspiramos distribuir mais amplamente a partir de 2026.
Este mês de maio foi uma aventura coletiva fantástica, rica em aprendizagens, partilhas e realizações. Teremos todo o prazer em partilhar convosco em breve o resultado das nossas explorações e criações.
Obrigado a todos os que participaram: Agnès, Claire LV, Claire V, Hélène, Meriam, Nalini , Padma, Quentin, Sridar, Théodora, Vitor Sivasankarane, Padma, Quentin, Shridar, Théodora, Vitor 🙏💛
De todo o coração,
A equipa da Terra Livha.