Próximas plantações, notícias sobre um incêndio e protecções futuras

Olá a todos!

Hoje partilhamos contigo algumas novidades da Terra Livha. Embora os meses de verão tenham sido dedicados principalmente a um acompanhamento pontual das plantações do ano passado, não foi só isso que nos manteve ocupados.

Antes de passarmos ao tema das futuras plantações, gostaríamos de partilhar convosco um acontecimento que teve lugar este verão.

Em meados de julho, houve um incêndio acidental no limite do terreno, que afectou principalmente o limite da propriedade e parte da vizinhança. Felizmente, os bombeiros puderam intervir rapidamente, o que limitou a extensão do incêndio.

Isto deveu-se à negligência de uma pessoa local que trabalhava na manutenção dos limites da propriedade em antecipação aos incêndios (ironia do destino…), que optou por utilizar o trator numa altura que deveria ser evitada (à tarde, num dia muito quente) e, infelizmente, a consequência foram faíscas que deram início a um incêndio que se propagou.

Felizmente, apesar deste acontecimento danoso, o seu impacto foi limitado. Isto deve-se ao facto de a paisagem da região não ser tão problemática para os incêndios como noutras partes de Portugal e, nos últimos dez anos, poucos incêndios ocorreram.

Existem poucos eucaliptos ou outras espécies arbóreas com elevada inflamabilidade, o que significa que os incêndios são mais fáceis de controlar e assumem menor importância.

Além disso, o incêndio ocorreu numa zona com mais pastagens e, portanto, sem grande densidade de árvores.

Por isso, o fogo foi semelhante a um incêndio de mato, que passou rapidamente sem queimar as árvores. A erva no solo foi afetada e as árvores, com 2 excepções (árvores muito secas rodeadas de vegetação rasteira), foram todas afectadas apenas superficialmente. O solo já está verde, e os ramos que perderam as folhas ou cujas folhas ficaram amarelas devido ao calor já apresentam folhas que estão a crescer desde setembro.

Esta é uma experiência que nos vai servir para o futuro e mostra que precisamos de estar mais presentes no local, desenvolvendo capacidades de acolhimento em breve, para evitar que este tipo de negligência (decidir utilizar uma máquina agrícola no auge do calor do verão) aconteça na nossa ausência. Por isso, vamos ser ainda mais cuidadosos na nossa colaboração com os profissionais locais e na forma como acompanhamos o seu trabalho. Também estamos a trabalhar num plano de proteção contra incêndios desde abril deste ano.

Este plano de gestão territorial incluirá zonas de proteção contra incêndios:

  • No topo das encostas (o fogo tende a subir)
  • Na proximidade de futuras áreas residenciais
  • E protegendo contra os ventos dominantes

Serão também introduzidas gradualmente zonas mais húmidas através de charcos e plantações de árvores bem escolhidas, que contribuirão para aumentar a humidade do terreno e ter um papel na proteção contra incêndios.

Estas medidas, que estudámos com um profissional especializado no assunto, limitarão consideravelmente os riscos futuros.

No final, naquilo que à primeira vista parecia ser uma experiência difícil, tivemos a sorte de o terreno ter sido apenas ligeiramente afetado. É, sem dúvida, uma grande aprendizagem, que acabará por ajudar o projeto a crescer e a tornar-se mais sólido.

Para continuar com uma nota mais entusiasmante, temos o prazer de poder partilhar que vamos repetir uma operação de plantação de árvores este ano, no início de dezembro 🌱

A ideia é plantar cerca de 1.000 árvores em 2 áreas de conservação do terreno, junto à futura zona residencial. A ideia é plantar variedades resistentes que possam crescer sozinhas sem necessidade de rega. Para além destas árvores jovens, vamos também plantar bolotas de carvalhos existentes no local.

Teremos também a ajuda de um trator para fazer linhas que ajudarão a infiltração da água nas áreas ligeiramente inclinadas e ajudarão a abastecer o solo com água e a reduzir a erosão futura.

Por fim, colocaremos cobertura de mulch à volta das plantações para ajudar a reter a humidade e espalharemos sementes nestas áreas para incentivar uma maior diversidade de plantas e melhorar o solo.

Já foi reunida uma equipa de voluntários e seremos acompanhados, tal como no ano passado, por André Vizinho e a sua equipa, especialistas em ecossistemas de montado e em operações de reflorestação na região.

Esta operação é possível graças aos generosos donativos de todos os envolvidos, e é com grande satisfação que podemos partilhar convosco que angariámos os fundos para esta operação! Os nossos sinceros agradecimentos a todos os que já contribuíram para apoiar esta operação 💛🙏

Aqui está um plano da plantação prevista :

Em breve manter-te-emos informado sobre o andamento desta operação, com certeza que virá um mini-relatório 😊

Se quiser participar em futuras actividades de campo, entra em contacto através da página de contactos do site!

Nos vemos em breve para mais novidades,

A equipa Terra Livha

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *