Origem e evolução do projeto
Este projeto nasceu de uma visão de Quentin, que apareceu durante uma meditação no início do ano de 2017, nas margens de um rio nas montanhas do sul de Espanha.
“Uma Terra onde todos possam viver felizes, conscientes e em harmonia uns com os outros e com a natureza.”
A partir daí, no entusiasmo e num sentimento de alinhamento, outros seres juntaram-se a ele através desta visão que também fazia sentido nos seus corações. Rapidamente surgiu um projeto extremamente completo e abrangente, no qual foram colocados todos os esforços para lhe dar vida. Alguns aspetos são para nós fundamentais e consideramo-los essenciais para o sucesso deste projeto e que, de certa forma, descrevem as características desta futura ecovila. Esses são:
- Pilares Interiores:
Da experiência de outros projetos de ecovila, sabemos que a parte mais difícil não é necessariamente a construção física de um edifício, nem, por exemplo. a criação de um sistema de alimentação autónomo através de um plano de permacultura. O mais difícil é o fator humano.
Isto é o que nós chamamos de Pilares ou Fundações Interiores. É necessário um grande trabalho interior de autoconhecimento, para que uma pessoa se possa imaginar a partilhar harmoniosamente o mesmo espaço e o mesmo terreno com outras pessoas.
Este projeto inspira-se nos valores espirituais partilhados pelo Quentin, que se baseiam na abertura do coração e da consciência, para que uma pessoa possa viver em harmonia consigo mesma e, consequentemente, com os que a rodeiam.
Ao construir uma base interior estável, atingimos 80-90% do sucesso deste projeto.
- Uma visão concreta e bem ancorada:
Embora seja essencial que este tipo de projeto se baseie num trabalho interior de abertura e elevação da consciência, por outro lado também queremos que seja uma experiência viva e real que estabeleça um equilíbrio entre “o Céu e a Terra”.
Por outras palavras, não queremos ser um extremo do estilo “hippie”, que rejeita inteiramente o sistema sem qualquer discernimento, nem queremos ser o extremo oposto, demasiado materialista e que só vê o dinheiro por si só.
Assim, estamos a trabalhar com entidades locais, para tentar que haja uma evolução a favor da criação, desenvolvimento e apoio a mais ecovilas, projetos regenerativos, comunitários e sociais.
- Co-criar, partilhar, redistribuir, transmitir:
A ecovila é também idealizada como um laboratório ao ar livre. Queremos partilhar e transmitir as nossas aprendizagens, experiências e conhecimentos sobre a vida em conjunto, sobre desenvolvimento pessoal e coletivo, sobre permacultura, ecologia, construção ecológica, gestão eficaz da água e da energia, etc.
Queremos que seja um lugar onde cada um possa encontrar o seu espaço e desenvolver as suas capacidades e qualidades individuais, enquanto fortalece e contribui para a evolução do coletivo.
Defendemos que a única forma de viver harmoniosamente em conjunto, e de avançarmos para uma sociedade mais consciente, é através da escuta ativa, da abertura de coração e de espírito e do desenvolvimento de cada indivíduo. E isso começa, naturalmente, por criarmos essa abertura em nós próprios para podermos acolher os outros, e para ouvir o que nos faz verdadeiramente felizes.
Datas importantes do desenvolvimento do projeto:
- 2017: Nascimento da visão do projeto e início da procura de um terreno nas montanhas do sul de Espanha.
- 2018: Depois da procura infrutífera no sul de Espanha, inicia-se a procura de um terreno em Portugal.
- Junho 2019: Encontrou-se um terreno de 80 hectares em Portugal.
- Setembro 2019: Apresentação do projeto à comunidade interessada, e recolha dos primeiros donativos para a aquisição deste terreno.
- Novembro 2019 : Trabalho de verificação da possibilidade de criação de lagos naturais, que inclui um estudo da composição do solo em vários pontos do terreno (A compra do terreno ainda não esta formalizada, mas foi acordado com o proprietário que seria possível fazer alguns trabalhos de análise, que permitiriam verificar a viabilidade do projeto – que se tem revelado muito positiva🙂).
- Março 2020: Criação da associação portuguesa Living Harmony.
- De março 2020 a 2021: Trabalho com arquitetos, advogados e com a Câmara Municipal, para apresentação do projeto de ecovila com atividade turística.
- Setembro 2021: Dificuldade em chegar a acordo com o proprietário do terreno, e o nosso agente imobiliário aconselha-nos a desistir.
- Novembro 2021: Finalmente chega-se a um acordo com o proprietário para a compra do terreno, em duas prestações durante 2 anos, na condição de a Câmara Municipal aceitar a realização do projeto completo de ecovila.
- Abril 2022 : Para nossa enorme satisfação, a Câmara Municipal aceita o projeto. Estão muito entusiasmados com a nossa intenção de recuperar este terreno rural, de regenerar a paisagem e a natureza, de criar um espaço de turismo ecológico e de desenvolver todas as nossas ideias prometedoras, que estão alinhadas com a estratégia e com os objetivos da região.
Recebemos, também, a autorização para construir o suficiente para a realização de todo o projeto, o que significa que podemos avançar com a ideia de desenvolver uma ecovila que pode acolher mais de uma centena de residentes (famílias, crianças, idosos), bem como visitantes para estadias de curta ou longa duração, um centro de acolhimento para eventos e uma vasta gama de atividades, como a criação de um restaurante e a transformação e venda de produtos artesanais.
- Abril 2022: Recolha dos donativos necessários para cobrir o pagamento da primeira prestação da compra do terreno.
- Junho 2022: Decisão de contratar a Pureza para trabalhar a tempo inteiro para a Associação Living Harmony. Uma rapariga portuguesa que conhecemos 6 meses antes, e que, com entusiasmo e dedicação, nos ajuda a desenvolver este projeto.
- Setembro 2022: Primeira semana passada a acampar no terreno, com cerca de 15 pessoas que se identificam com o projeto. Foi uma experiência magnífica! Foi uma experiência magnífica!
- De outubro a dezembro 2022: Ao descobrir outros projetos semelhantes na região, começam a ser criadas cada vez mais contactos e ligações.
- Abril 2023: Formalização da compra do terreno, com a assinatura da escritura. Foi uma grande alegria para toda a comunidade que contribuiu financeiramente para esta possibilidade.
- De janeiro 2023 até ao presente: As ligações com pessoas, associações e projetos semelhantes na região estão em constante desenvolvimento, ajudando a criar sinergias e a partilhar experiências.
Assim, começou a ser criada uma equipa muito interessante, com um especialista em conservação dos ecossistemas da região e adaptação às alterações climáticas. Ele trabalha come várias outras pessoas, cada uma com uma sensibilidade, inteligência e experiência únicas. Temos aprendido muito, o que se torna muito inspirador e motivador para todos nós.
Além disso, um arquiteto muito experiente juntou-se a este projeto, acrescentando a sua experiência passada a desenvolver várias formas de construção em terra (o material escolhido para desenvolver este projeto, juntamente com a madeira).
A aventura continua…
Em curso:
- Elaboração dos planos de renovação e extensão da ruína existente no terreno, com o objetivo de criar um primeiro centro de atividades e turismo, que servirá como base para o desenvolvimento do resto do projeto.
- Decisão de arrendar um espaço na região, para acolher voluntários que querem ajudar a desenvolver o projeto.
- Elaboração de vários planos para a regeneração da paisagem: um plano de regeneração do solo, de plantação de árvores e arbustos, de poda e de proteção da flora existente, de recuperação das estradas e caminhos, e também um plano para criação de um lago natural e para a proteção do lago existente.